ondamarela

Portas do Tempo

Este é um programa da CIM Alto Minho, numa organização conjunta das Comédias do Minho e do Teatro do Noroeste – CDV e numa co‑programação entre estas estruturas e os coletivos Talkie–Walkie e ondamarela.
Tomamos o Alto Minho como território para múltiplas viagens no tempo. Contemplamos o território como um atlas que continuamente se vai desvanecendo e redesenhando em frente aos nossos olhos. Em cada município, uma porta de entrada: Do Megalitismo e Arte Rupestre, em Caminha; Dos Castros, em Monção; Do Romano, em Ponte de Lima; Do Românico, em Ponte da Barca; Dos Castelos e Fortalezas, em Valença; Dos Mosteiros, em Melgaço; Dos Descobrimentos, em Viana do Castelo; Do Barroco, em Arcos de Valdevez; Da Arquitetura Tradicional, em Paredes de Coura; Da Contemporaneidade e Futuro, em Vila Nova de Cerveira. A cada porta, a possibilidade de cruzamento de caminhos variados, porque a história é porosa e intrincada: «o passado nunca morre, nem sequer é passado» (W. Faulkner), e cada geração, cada época, constrói‑se sobre as anteriores, em camadas sucessivas e finas como folhas de papel. Propõe‑se um programa de Visitas Performativas, em estreita relação com os temas das diferentes Portas do Tempo. Estas Visitas Performativas juntarão artistas e cientistas, desde a conceção à materialização. Movem‑nos as palavras de José Mattoso: «as linguagens poéticas e científicas são interpretações diversas da mesma partitura».
No caso, o património do Alto Minho que nos serve de ponto de partida para uma viagem temporal e de desenvolvimento cultural e turístico.

Portas do Tempo – Valença

Portas do Tempo x Valença x 22 Set 2018

No próximo sábado estamos em Melgaço! Às 11h com uma conferência na Casa da Cultura e às 15h com uma visita-perfomativa ao Mosteiro de Fiães.Recordamos no vídeo a última Porta do Tempo, em Valença.Vídeo: Vasco MendesCom: CIM Alto Minho, Centro Cultural do Alto Minho, Raul Pereira, Álvaro Campelo, Comédias do Minho, Teatro do Noroeste – CDV, ondamarela, talkie-walkie.

Publicado por Portas do Tempo em Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

A visita performativa do programa Portas do Tempo, da CIM do Alto Minho, foi assim, em Valença. Com coordenação artística de Joana Araújo e Ricardo Baptista, foi um trabalho desenvolvido com o magnífico Coral Polifónico S. Teotónio.
Obrigado Talkie Walkie, Comédias do Minho e Teatro do Noroeste.

Muito obrigado à CM de Valença.

Portas do Tempo – Ponte de Lima

Portas do Tempo x Ponte de Lima x 5 Maio 2018

Sábado, 20 de Outubro, estamos em Melgaço para viajar até ao tempo dos Mosteiros. Às 11h na Casa da Cultura, com uma conferência, e às 15h no Mosteiro de Fiães, com uma visita-performativa.No vídeo lembramos a viagem até ao período Romano que fizemos em Ponte de Lima no dia 5 de Maio.Vídeo: João de Sá e Vasco Mendes Com: CIM Alto Minho, Centro Cultural do Alto Minho, Raul Pereira, Álvaro Campelo, Comédias do Minho, Teatro do Noroeste – CDV, ondamarela, talkie-walkie.

Publicado por Portas do Tempo em Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

A visita performativa de Ponte de Lima, dedicada ao românico, foi em Maio. A performance de comunidade, com grupos de teatro da cidade, foi coordenada pela Manuela Ferreira.

Obrigado a todos!

Portas do Tempo – Monção

Resumo Portas do Tempo x Monção x 7 Abril 2018

Vídeo: Vasco MendesCom: CIM Alto Minho, Centro Cultural do Alto Minho, Raul Pereira, Álvaro Campelo ondamarela, talkie-walkie, Comédias do Minho, Teatro do Noroeste – CDV.

Publicado por Portas do Tempo em Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

A ondamarela está a programar, com a Talkie Walkie, as visitas performativas do programa Portas do Tempo, da CIM do Alto Minho, para as Comédias do Minho e o Teatro do Noroeste.
Esta foi a primeira visita, em Monção.
Obrigado Samuel Coelho e Rebecca Moradalizadeh, pelo vosso incrível trabalho.