ondamarela

Ricardo Baptista

Porto, 1978

É músico, especializado em trabalho com comunidades.
Concebeu e foi o director do programa GuimarãesPlay da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Concebeu e/ou coordenou eventos musicais de grande escala com comunidades, como a Operação BigBang, em Guimarães, ou a Orquestra da Bida Airada, em Ílhavo.
Colabora regularmente com o serviço educativo da Casa da Música, sendo membro do Factor E e da equipa educativa da Digitopia. Fez direcção artística dos projectos “Outros Cantos” e “Getting Better All The Time” com comunidades musicais de Braga, para o GNRation e Casa da Música.
Concebeu e coordenou, para a Presidência do Conselho Europeu – Malta2017, o projecto Ode to Joy – a Citizens Orchestra, e o projecto “Mewga Muzika” de Valletta2018 – European Capital of Culture, com Tim Steiner.  Desenvolveu workshops e performances na École de Musique de la Ville d’Echternach e com o centro de acolhimento de refugiados Konterbont Weilerbach, no Luxemburgo. Integrou a equipa de formadores do curso Inspire – Induction Week do programa Aldeburgh Young Musicians (Inglaterra, 2017).
Ganhou, em 2015, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço.