Ouvidos ao Vento
Apresentou-se no último fim de semana o trabalho que vimos realizando em Beja, para o Atos da Odisseia Nacional do Teatro Nacional Dona Maria II.
Ouvidos ao Vento foi um percurso artístico nos espaços do maravilhoso edifício da Santa Casa da Misericórdia, que envolveu cerca de 4 dezenas de pessoas de Beja ao vivo, e umas tantas outras no processo. Foi um projecto intenso, denso, mas muito bonito e impactante para nós. O resultado apresentado, no sábado, 11 e domingo, 12, foi o culminar de uma reflexão acerca da escuta, do debate, da abertura, da participação.
Aqui fica a nossa sinopse e fotos de sábado, do João Roldão.
Ouvidos ao vento
A voz do outro, dos outros. A minha voz com a dos outros. O que muda na minha voz quando se junta à voz das pedras e dos animais, à do vento e do sol, à do vinho, da fúria, do amor, à voz da calma, do sono, à voz do mel, à voz do corpo.
Na bagagem que cada uma dessas vozes traz invoca-se o sagrado e o profano, o trabalho e a intimidade, o individual e o social.
Por meio de um intenso trabalho de recolha, pesquisa, experimentação, reflexão e debate de ideias, criaremos um desassossego de ideias, com pés assentes na terra, com vozes que soam a Beja.
Dizes amar a liberdade
De fazer e de pensar
Eu sou livre quando canto
Ninguém tem de me escutar
Excentricidade em Ronfe
É com imenso prazer que voltamos a trabalhar com comunidades para o Excentricidade – Outros Palcos, Mais Cultura, do Município de Guimarães. Estamos em Ronfe, a criar um projecto novo, que subirá a palco no dia 9 de Dezembro. Tem sido maravilhoso conhecer estas pessoas, estas histórias, estes sons. Venham ver o resultado!
Mapas – Torres Vedras
A ondamarela passou a última semana entre as aldeias da Ermegeira e Aldeia Grande, num projecto para o Mapas – Torres Vedras.
A corrente de ar que passou quando se abriram as portas das duas bandas filarmónicas foi bonita, inspiradora e transformadora. Apresentámos ao vivo duas vezes todo o material criado com os participantes ao longo desta semana, e saímos de coração cheio. Obrigado às duas bandas, a todos os participantes, à maravilhosa equipa do Mapas – omnichord, ao Município de Torres Vedras.
Formação em Mirandela
A Ana tem estado em acções de capacitação de profissionais da nossa área, um pouco por todo o lado.
Mais uma vez, fará parte do incrível corpo de formadores do programa Nexos do Teatro Nacional D. Maria II, no próximo ano, em Mirandela.
Mais informações, aqui:
Pessoas, Lugares, Arte
A ondamarela celebra esta semana 8 anos de existência.
8 anos de suor, abraços, sorrisos e choros, muito trabalho e muito
amor.
Obrigado
Destaque na revista Ítaca
A ondamarela está em destaque na 3ª edição da Ítaca, a revista do Teatro Nacional D. Maria II.
Acompanhando o nosso trabalho na Odisseia Nacional, falámos de como começámos, da nossa visão, do que nos interessa fazer.
Espreitem, esperamos que gostem!
Link aqui:
https://www.tndm.pt/pt/revista-itaca-2-2/
Cenários Presentes
Este fim de semana estaremos no Cenário Presentes, do Teatro Nacional D. Maria II, a conversar acerca de coisas importantes com pessoas de quem gostamos.
Venham a Torres Vedras!
Gilde – Aldear 2023
No fim de semana passado aconteceu mais um Aldear coordenado pela ondamarela, no Gilde, Castelo de Paiva.
Foi um processo muito intenso, muito bonito, muito poético. A comunidade da pequena aldeia uniu-se em torno das suas especificidades, das suas memórias, dos seus desejos de futuro e participou de uma forma comovente nas várias dimensões deste Aldear.
Obrigado Gilde, por tudo o que nos ensinaram, pelo que nos fizeram sentir, pelo que pudemos criar juntos!
fotos de João Roldão
Nós, Quem Somos?
Já inventei formas de massajar as pálpebras.
Faz-me falta o sal.
Se soubesse, voava.
Tenho medo de morrer.

E ficámos ligados, para sempre, a um grupo de pessoas tão diverso, tão especial, tão único.
Bem-Hajam!
Agradecimentos muito especiais ao Cine-Teatro de Castelo Branco e ao Município, à InterrogAção, à Escola Profissional do Conservatório de Castelo Branco, à Amato Lusitano-Associação de Desenvolvimento, à Art’Kompany, à Universidade Sénior Albicastrense – USALBI, ao Teatro Tramédia e à “Nós com os Outros-8G”.
O programa Atos é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian

Fotos de João Roldão
mais publicações