ondamarela

O Resto é Ruído

ler mais

Apresentou-se no passado sábado, 12 de Novembro de 2022, o projecto “O Resto é Ruído”, construído com músicos de todas as idades do Município de Famalicão. A partir desta ideia de ruído, de som, mas também de banda, de rock, sempre na experimentação, o grupo compôs as peças que apresentou, no novo Praça – Mercado Municipal de Famalicão. Foi muito bom, obrigado a todos!

Fotos de Carlos Monteiro

ESFERA: Desistimos ou Continuamos

ler mais
“Desistimos ou continuamos?” foi a pergunta que ecoou pelos corredores do Mosteiro de Tibães no passado dia 24 de setembro.
As vozes das três comunidades artísticas de Braga que integraram o projeto Esfera juntaram-se às vozes do público, numa performance sobre resiliência, empatia e esperança.
Com coordenação da ondamarela e direção artística de Ricardo Baptista, Helena Oliveira e Nuno Preto, o projeto Esfera juntou a NEED Cooperativa, a Banda Musical de Cabreiros-Braga e a Associação Social e Cultural de Sobreposta: Teatro Planalto, em torno da criação da performance “Esfera-desistimos ou continuamos”, uma performance com foco nos anseios, desejos, dificuldades e ambições de cada uma destas comunidades.
O público foi convidado a percorrer corredores, salas, escadas, como quem percorre os lugares de um sonho, antes de despertar.
Um projecto acerca da dificuldade, ele próprio muito difícil de concretizar, cruzando a pandemia e as dificuldades de agenda, mas que, no final, nos encheu os corações. Obrigado a todos!
Fotografias de Gonçalo Costa para Braga’27

       

Folia – Miranda do Douro

ler mais
O último Folia, em Miranda do Douro, aconteceu no sábado, dia 10 de Setembro.
Foi um momento de enorme emoção, terminar esta grande empreitada com aquela explosão de alegria e amor que ali se viveu.
Obrigado ao Município de Macedo de Cavaleiros, à Câmara Municipal de Vinhais e ao Município de Miranda do Douro pelo convite, obrigado aos Galandum Galundaina pela abertura e pelo embarque nesta aventura, obrigado à nossa equipa maravilha, Patrícia Costa, Helena Oliveira, Susana Abreu, Paulo Meirinhos, Alberto Fernandes, que connosco desenharam propostas, orientaram oficinas, acompanharam todo este trajecto. E o agradecimento mais especial para todos os participantes, dos três municípios, que nos deram os seus incríveis contributos, por vezes com grande esforço pessoal, sempre com enorme dedicação, confiança, responsabilidade e sentido de missão, de compromisso. Há um Sentimento de Nós que se entranhou naqueles ensaios, naquelas tardes de trabalho, naquelas roupas, naqueles gestos, naqueles sons. E que não sai nunca mais.
Obrigado Banda Filarmónica 25 de Março – Lamas, Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros, Lérias Associação Cultural, Mirandanças Associação, Escola Municipal de Música de Vinhais e Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Agrochão.
Fotos de Pedro Sardinha e Esfera Similar.
“Como pedras que persistem juntas
Somos Firmes
Somos filhos desta
Terra Quente
Terra Fria
Do Planalto
Somos Nós”

Estreou o Folia!

A estreia do nosso Folia, com os Galandum Galundaina e comunidades de Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Vinhais, aconteceu no último sábado, 20 de Agosto, na Praia da Fraga da Pegada, Azibo. Foi uma noite muito bonita, cheia de música, dança e alegria. Folia, lá está!
No próximo dia 27 estaremos em Vinhais, apareçam!

 

Sete e Sete foram muitos!

E chegou ao fim o nosso Sete e Sete, o projecto que juntou 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões. Foi um espectáculo cheio de alegria e boas vibrações!
Obrigado pelo convite e obrigado a todos os participantes e à nossa maravilhosa equipa: Tim Steiner, Ana Bento, Rita Campos Costa, José Pedroso Lima, Mauro Rodrigues e Nuno Machado!

Mais fotos e opiniões aqui.

Prepara-se o Folia!

Em Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro prepara-se o Folia, com os Galandum Galundaina.
Andámos em oficinas de vídeo, de dança, de cenografia e de música, a explorar sons, gestos, imagens, ideias. Tudo muito bonito!

Os espectáculos são dia 20 de Agosto em Macedo de Cavaleiros, dia 27 de Agosto em Vinhais e dia 10 de Setembro em Miranda do Douro. Venham ver!

Sete e Sete – Open Call

Estamos pelo território de Viseu Dão Lafões. Sete e Sete é um projecto liderado por Tim Steiner com a ajuda da Ana Bento, da Rita Campos Costa e do José Pedroso de Lima.
Estão agora abertas as inscrições para integrar o CORO desta grande orquestra que junta pessoas com diferentes experiências musicais, de cada um dos 14 municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
O espetáculo final será apresentado no dia 17 de Julho.

Meio Caminho

ler mais

Em Guimarães estamos sempre a Meio Caminho de tudo.

Meio Caminho – Bairro de Couros, um projeto da ondamarela e da Design by OOF, propõe um novo percurso turístico num dos sítios mais emergentes do centro da cidade.

Este é um objeto de mediação turística que cruza, de forma criativa e inovadora, a oferta cultural, a oferta patrimonial (material e imaterial), a oferta de natureza e a gastronómica.
A sua apresentação e teste ocorreu no dia 29 de Junho, com a participação de um grupo muito diverso de cerca de 30 pessoas.

Documentário Tremor 2022

Entretanto, o documentário acerca do nosso trabalho deste ano no Tremor está online.

Tremor 2022: The sound of a gesture from Canal180 on Vimeo.

mais publicações