ondamarela

Auxiliar de Memória – Apresentação

ler mais

A Casa da Memória de Guimarães convidou-nos a conceber um objecto de mediação para a sua colecção permanente.

O Auxiliar de Memória, apresentado no passado dia 18, é um jogo que propõe um percurso, uma visita  focada em 7 pontos e assente no livre arbítrio. Sozinhos ou em grupo, os visitantes escolhem o seu  percurso, objecto a objecto, realizando actividades e pensando poeticamente acerca de cada um dos pontos. A partir de um texto de Gonçalo M. Tavares para a CDMG, somos convidados a transportar o nosso caminho: (…) levas ao colo, transportas nos braços, não uma criança ou um objeto, mas o itinerário que acabaste de fazer.

Este foi um trabalho só possível com a ajuda da fantástica equipa da oof, que pensou connosco o objecto, o seu funcionamento e aplicação, e o executou num design fresco e funcional.

Venham experimentar!

Aldeias em Festa

Fomos convidados a fazer a direcção artística do projecto de comunidade “Aldeias Em Festa”, do Município de Famalicão. Esta foi a segunda sessão exploratória, em que conhecemos as comunidades envolvidas, da CSIF de Freguesia de Bairro, União de Freguesias de Carreira e Bente, Junta de Freguesia de Delães, e União Freguesias de Ruivães e Novais e desenvolvemos algumas ideias acerca do território e das suas especificidades.
Foi muito interessante e já se chegaram a alguns resultados interessantes.

O espectáculo final acontecerá a 21 de Setembro!

Tivemos mais uma vez a comunidade em criação conjuta em torno da música, foi assim no território CSIF de Junta de…

Publicado por Famalicão Visão 25 em Segunda-feira, 20 de maio de 2019

Fomos convidados a fazer a direcção artística do projecto de comunidade “Aldeias Em Festa”, do Município de Famalicão. Esta foi a segunda sessão exploratória, em que conhecemos as comunidades envolvidas, da CSIF de Freguesia de Bairro, União de Freguesias de Carreira e Bente, Junta de Freguesia de Delães, e União Freguesias de Ruivães e Novais e desenvolvemos algumas ideias acerca do território e das suas especificidades.
Foi muito interessante e já se chegaram a alguns resultados interessantes.

O espectáculo final acontecerá a 21 de Setembro!

Bons Sons – Segundo Vídeo-Manifesto!

A ondamarela foi convidada a ilustrar em 5 vídeos, com trabalho feito pela comunidade de Cem Soldos, os 10 pontos do maravilhoso Manifesto do BONS SONS. Este é o segundo, fiquem atentos aos próximos!
A oficina de criação de bancos e cadeiras foi orientada pela incrível Patrícia Costa.
Os vídeos, claro, são do mestre Vasco Mendes.
✔️ Por uma plataforma cultural. Somos o encontro!
✔️ Pelo planeamento do território. Temos ideias!
✔️ Pela cidadania participativa. Fazer é o nosso poder!

#bonssons2019 #manifesto #vemviveraaldeia #ondamarela

Vídeos Manifesto!

A ondamarela foi convidada a ilustrar em 5 vídeos, com trabalho feito pela comunidade de Cem Soldos, os 10 pontos do maravilhoso Manifesto do BONS SONS.

Este é o primeiro vídeo, fiquem atentos aos próximos!

Os vídeos, claro, são do mestre Vasco Mendes. E os sons são da Aldeia!

 

“PELA CONTEMPORANEIDADE NO CAMPO
Lutamos por uma visão contemporânea do campo, por um olhar próximo e não paternalista do espaço rural. Há ainda quem pense que a aldeia é o passado e a cidade o futuro. Rejeitamos categoricamente esse olhar condescendente e mostramos, de uma forma ativa, que cabe às novas gerações conquistar os seus caminhos nestas paisagens.
VIVEMOS A ALDEIA DE HOJE”

Somos

Em 2018, o Município de Lousada convidou-nos a conceber e apresentar um projecto de comunidade inspirado no Fado. Com direcção artística da dupla André Nunes e Pedro Santos e cenografia de Patrícia Costa, o projecto foi acompanhado, na sua fase final, pela Maria Nunes, que realizou este documentário para a ondamarela.
É com muita honra que vos apresentamos:
SOMOS

Talk na FNAC – Guimarães

“Música e Pessoas Surdas: Uma relação possível”

é o nome da talk do próximo sábado, numa parceria Acesso Cultura e Fnac Guimarães para a qual fomos convidados. Apareçam!

Portas do Tempo – vídeo resumo

Este é o bonito vídeo-resumo do Portas do Tempo.
Obrigado a todos!

Pode ser visto aqui:

https://www.facebook.com/Portasdotempo/videos/644374926015006/

Tremor é Amor!

Acabou para nós a edição do Tremor 2019.
Deixamos S. Miguel com o nosso coração neste projecto, nestas pessoas, nesta música. Esta fotografia do Paulo Pimenta resume o início e o fim de tudo.
O Rodrigo, num dos concertos, de mãozinhas no PA, a ouvir música. Tem tantas camadas, tantas memórias, tantas leituras bonitas, que é melhor deixá-la só assim, sem mais explicações. Obrigado Paulo, por esta fotografia e por todo o teu trabalho; foste mais um catalisador de coisas boas do que apenas um fotógrafo e isso é lindo.

Devemos agradecer às pessoas generosas que trabalharam connosco, os incríveis músicos deste ano e do ano passado (por tanta coisa), todos na Asism Açores e na Escola de Música de Rabo de Peixe, toda a gente com que nos cruzámos e que facilitou tudo isto. “Nenhum homem é uma ilha”.

Obrigado Luis, Antonio, Márcio e Joaquim, pelo convite, pela confiança, mas também pelo vosso tremor. Saibam que é especial e único o que aqui criaram, e que isso se vê e sente. Para nós, o tremor continua a ser a mensagem mais bonita que os Açores já deitaram ao mar, numas garrafinhas anuais. Um abraço (mais um) aos maravilhosos Rachel Korman, Rubén Monfort e Gui Garrido, que passam sempre coisas tão boas para o que fazem, que isso se espalha e cresce. Extensível a todos na família tremor. Pessoas que estão nisto pelas razões certas.
Um abraço especial ao nosso Samuel, companheiro deste e doutros projectos, amante de vacas deitadas e sorrisos, músico de corpo todo.

Fazer o que se gosta, em sítios especiais, com gente especial, dá sempre nesta mistura de comoção e ternura. Que se entranha.
“Tira a mensagem da garrafa”

Com: Alfredo, Luis, Dino, Cristóvão Ferreira, Biagio, João Malaquias, Leonardo, Tiago Dias, Filipe Ponte, Luis Senra, Gianna de Toni, Carlos Miguel Mendes, Silvia Soraia Oliveira, Licínio, Isabel, Vanda, Adriana, Andreia Dias, Emanuel Sousa, Rodrigo, Elisabete Raposo, Ema Goncalves, Lúcia Lima, Maria Lima, Miguel Lima, Sara Lima, Augusto, Yara, Jorge Lavouras

A abertura do Tremor é hoje!

ler mais

Esta foi uma semana de intensa criação com a Associação de Surdos de S. Miguel, a Escola de Música de Rabo de Peixe e um conjunto de músicos incríveis do arquipélago açoriano.
O Tremor é este sítio e este momento especial, estamos muito agradecidos por poder fazer parte dele. Obrigado António Pedro, Kitas, Rúben, Rachel e a toda a equipa tão fofa do Tremor.
Obrigado especial ao Samuel Coelho, por todo o trabalho e talento, e ao Paulo Pimenta por tudo o que é e o que tem feito por este projecto, e com estas pessoas.

Obrigado a todos.

Venham logo à tarde!

Passa-palavra!

ler mais

As notícias preparam a nossa próxima ida à Áustria, para o Festival Der Regionen.

Vídeos, crónicas e notícias nos jornais locais, divulgam a ondamarela e as datas das próximas oficinas que faremos, já a partir de 15 de Março.

 

mais publicações