ondamarela

Queima de Judas

A ondamarela, convidada para fazer a direcção artística da Queima de Judas de Vila Nova de Cerveira, neste ano de 2021 (depois de no ano passado o projecto ter sido interrompido pela pandemia) decidiu lançar-se num projecto muito arrojado.
Rodar, com a comunidade, um filme.
Realizado brilhantemente por Carlos Lobo, com direcção de fotografia de Miguel da Santa e cenografia e figurinos de Patrícia Costa, este foi um projecto emotivo, inspirador, intenso. Todos os obstáculos, dificuldades, constrangimentos sanitários e de tempo foram ultrapassados com uma alegria e um comprometimento tocantes, por parte de todos os envolvidos. Obrigado a todos os participantes pela energia e talento, obrigado Comédias do Minho pelo incrível desafio e pelo profissionalismo, obrigado Município de Vila Nova de Cerveira pela abertura à ideia e pela resistência cultural.

Aqui está:
Judas Judas Judas.

Mapear a Felicidade!

 

O blog das Periferias Centrais estreou hoje com uma entrevista com a ondamarela. Estamos muito felizes com a possibilidade de pensar, debater e criar estes espaços, com estas pessoas e estruturas maravilhosas.
E em breve há mais novidades, com um debate público com convidados de peso. Estejam atentos!

 

A Orquestra é Fixe!

 

 

Já saiu o segundo vídeo da Orquestra ACT!
A Orquestra continua a juntar-se todas as semanas, online, para criar coisas novas e originais.
Este vídeo foi criado a partir das gravações do nosso último ensaio na escola e de uma série de desafios lançados pela internet aos alunos do 5º ao 9º ano.
Esperamos que gostem. Foi muito divertido de fazer.
Obrigado, Orquestra ACT!
#AprenderComTodos #OrquestraACT

Periferias Centrais

Periferias Centrais é um grupo informal de trabalho que surgiu em 2018, com o objetivo de refletir e desmistificar os conceitos de “centro” e “periferia”, evidenciar a massa crítica que existe em cada lugar, partilhar ideias e métodos de trabalho, criar uma base de apoio entre colegas. Começámos, interrompemos, retomámos, persistimos e agora, juntos e mais do que no início, criamos um site. Porquê? Porque estamos empenhados em mapear a felicidade.
Se nos quiserem acompanhar, visitem-nos em periferiascentrais.net
É um enorme orgulho fazer parte deste grupo de pensamento e acção, tão oportuno e inspirador.

Gaveta 5 do Armário!

O Armário voltou. Continuamos aqui e acreditamos que com mais este esforço será possível criar um arquivo artístico da memória mais imediata e directa deste período, que continua a acumular novas nuances.
Estamos a desenvolver um projecto artístico acerca desta conjuntura de pandemia e gostávamos de contar com a tua ajuda. Gostávamos de recolher dados acerca da resposta emocional a esta crise em diferentes pontos do globo.
Às primeiras gavetas responderam mais de 300 pessoas, em 12 países, de idades compreendidas entre os 11 e os 75 anos.
Obrigado a todos os que responderam às quatro primeiras gavetas. Gostávamos muito que abrissem mais uma gaveta connosco.
Este projecto é financiado pelo Fundo de Fomento Cultural do Ministério da Cultura de Portugal e o seu resultado será apresentado até ao final de 2021.
Se ainda não respondeste às outras gavetas, por favor fá-lo, a tua participação é muito importante para nós.
Segue o projecto aqui.

 

A Melhor Coisa

Já saiu o primeiro videoclip da Orquestra ACT!
A Orquestra ACT junta-se semanalmente para criar e ensaiar música original e representativa deste grupo tão especial.
Hoje, lança o seu primeiro video-clip que ilustra a canção “A Melhor Coisa”, composta coletivamente por alunos do 5º ao 9º desta escola.
Contou ainda com a preciosa participação dos alunos do 1º ciclo que fizeram desenhos a partir da ideia de “melhor coisa” vs “pior coisa”.
Esperamos que gostem. Se quiserem podem dançá-la, cantá-la e partilhá-la. A realização e edição do vídeo é da Bruna Silva!

Orquestra ACT – começa a mexer

Depois dos múltiplos avanços e recuos do ano lectivo passado, a Orquestra ACT começa agora a mostrar os resultados do seu trabalho semanal. Esta semana fizemos uma arruada pela escola, acabámos as gravações para o nosso primeiro video-clip, filmámos o nosso postal de Natal.
Em breve publicamos tudo!

O que é ser Espectador? – Performance Conferência

Foi um prazer e uma honra participar neste evento da Colecção de Espectadores, da Raquel André. Ainda para mais acompanhados deste elenco de luxo. Obrigado pelo convite, pela simpatia e pela confiança.

28 de Novembro das 15h às 16h30
Performance-conferência Ana Borralho & João Galante
Conversa Ana Borralho & João Galante, Magda Henriques (Comédias do Minho) e Cláudia Sobral (Jornalista de Cultura)

29 de Novembro das 15h às 16h30
Performance-conferência ondamarela
Conversa Maria Vlachou (Acesso Cultura) e Alexandra Patuleia (Grupo Visionários/ArtemRede)

Bida Airada 2020 – Outra vez!

ler mais

O prazer de fazermos Bida Airada, todos os anos, é inexplicável. É uma família que se junta para coisas boas, com uma energia feita só de criatividade e empatia. O prazer de fazer Bida Airada em Julho, neste ano de 2020, foi ainda maior, foi um acto de fé na cultura e nas pessoas, num momento em que precisávamos tanto disso. Mas depois veio esta espécie de milagre: Ontem, a Bida Airada apresentou o espectáculo “Como se Desenha uma Casa”, pela segunda vez, neste mesmo ano de 2020. Sim, pela segunda vez, neste ano particular, e ainda o documentário da Susana acerca do processo deste ano. Foi uma explosão de Barulho e Amor, que nos recarregou a alma para os próximos tempos. Obrigado, Bida Airada, por tudo.

Foto ©João Roldão

Descouroçar

DES·COU·RO·ÇAR
(des- + couros + -ar)
verbo transitivo
1. Tirar o caroço ou a semente a Couros.
2. [Portugal: Minho] Deslindar; explicar Couros.
3. Contar Couros com minúcia

_________________________________________________________


Temos andado por Guimarães. Em conversas, cantigas, histórias, queixas e sorrisos. A Descouroçar.

#bairroc #municipiodeguimarães #couros #ondamarela #descouroçar

 

 

 

 

mais publicações