ondamarela

Aldear

Aldear é um projeto cultural que ativa as comunidades de 11 aldeias e bairros dos municípios da região do Douro, Tâmega e Sousa. Um encontro entre as identidades locais e os métodos de 15 estruturas de criação artística contemporânea oriundas de várias partes do país.
https://www.aldear.pt/aldear

Gilde – Aldear 2023

ler mais

No fim de semana passado aconteceu mais um Aldear coordenado pela ondamarela, no Gilde, Castelo de Paiva.
Foi um processo muito intenso, muito bonito, muito poético. A comunidade da pequena aldeia uniu-se em torno das suas especificidades, das suas memórias, dos seus desejos de futuro e participou de uma forma comovente nas várias dimensões deste Aldear.
Obrigado Gilde, por tudo o que nos ensinaram, pelo que nos fizeram sentir, pelo que pudemos criar juntos!

 

fotos de João Roldão

Aldear – Macieira da Lixa

ler mais

Muito obrigado a todos quantos nos ajudaram a fazer este Aldear-Macieira da Lixa, Felgueiras.
Foi um processo muito bonito, que resultou num dia lindo, cheio de energia boa. Houve percurso, houve sabores, música, cheiros, conversa, muita brincadeira.

Senta-te Aqui Comigo!

Aldear – Lousada

 

E no início deste mês aldeámos outra vez, em Lousada. Obrigado a todas e todos os que nos acompanharam nas inúmeras geometrias deste projecto. ALDEAR!

Aldear – Freixo

ler mais

No passado dia 3 de Julho apresentámos o resultado de quase dois meses de visitas, encontros, conversas, ensaios e criação com as gentes do Freixo, Marco de Canaveses.

Foram dias de intensa partilha, de muita aprendizagem, de amor, de sentimento de nós. Um Aldear partilhado com a Marina Palácio e com as Visões Úteis, sempre com o apoio do José Gonçalves e da Bússola, imaginado pelo Luis Sousa Ferreira para todo o território da CIM do Tâmega e Sousa. O registo fotográfico foi feito pelo incrível João Roldão.
Uma criação feita a vários braços, que se abriram a outros braços culminando num espectáculo que cartografou a memória, o tempo e, sobretudo, o amor.
Só possível pela participação dedicada, comprometida e inspiradora da Associação Amigos Tongobriga, da Escola Profissional de Arqueologia e da Universidade Sénior de Marco de Canaveses-USMC e ainda da Dª Angélica, alma e símbolo deste lugar.
Um obrigado especial aos nossos companheiros António Serginho Lima, Miguel Ramos, Rita Sampaio, Manuel Dos Reis.