ondamarela

Ana Bragança

Guimarães, 1979
É gestora cultural, especializada em projectos de participação, mediação e envolvimento comunitário.
Consultora para o programa de participação e mediação de públicos para a Braga’25 – Capital Portuguesa da Cultura.
Foi consultora para o programa de auscultação e mediação da Braga’27, cidade candidata a Capital Europeia da Cultura, tendo sido responsável por todo o capítulo de “Outreach” dos dois dossier’s de candidatura (1ª fase e 2ª fase da candidatura).
Foi consultora na empresa Opium, em projectos como o Plano de Dinamização das Aldeias Vinhateiras do Douro, o Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial e a Candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura em 2012.
Na Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, integrou a direcção executiva, onde coordenou a área de marketing e acolhimento. Foi gestora de projecto n’A Oficina, onde coordenou a incubadora de indústrias criativas da Plataforma das Artes e da Criatividade. Colaborou com o serviço educativo do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e co-concebeu e co-coordenou o West Way Lab Festival 2014. Integrou a equipa que desenvolveu o guião expositivo da Casa da Memória de Guimarães. Concebeu e coordenou projectos como Fervença (Bragança), Bida Airada (23 Milhas, Ílhavo), Ode to Joy (Presidência do Conselho Europeu, Malta), Mewga Muzika (La Valletta 2018 European Capital of Culture), Dias do Património a Norte (Ministério da Cultura), Som.Sim.Zero e Abertura do Festival Tremor (S. Miguel, Açores), Eu Sou de Cá (Aldeias Históricas de Portugal), Folia (Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Miranda do Douro), Vida Real, (Actos, da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, entre outros programas culturais participativos ou de base colaborativa, com o envolvimento de diferentes artistas e comunidades.