Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
“Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é um Ciclo Programático Itinerante que propõe abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade através de novas criações artísticas.
A inspiração para este projecto foi o cantor e ativista norte americano Pete Seeger. Quando em 1969 inscreveu no seu banjo “This Machine Surrounds Hate and Forces It to Surrender”, aludia à imensa capacidade da arte de desmontar e subverter ideias e sistemas. Reafirmava também a sua intenção cívica e política de lutar contra o ódio, pela democracia e pela justiça. Conseguia fazê-lo de uma forma simultaneamente pungente e subtil, simples e com inúmeras camadas de complexidade.
Hoje, o debate em relação à diferença, à inclusão, à História, aos símbolos e à cultura baseia-se em vários preconceitos. Se não soubermos questioná-los, dificilmente poderemos
construir um sistema democrático melhor.
A qualidade da nossa democracia depende da nossa criatividade individual e imaginação colectiva. Vamos procurar envolver diversas comunidades e vamos promover oficinas,
debates, residências e performances que abordem a discriminação, os símbolos e a cidadania. Vamos desmontar as lógicas da polarização dramática e frenética que hoje vivemos.
Um projecto da ondamarela, co-produzido pelo CAE-Sever do Vouga e pelo CAO – Ovar e co-financiado pela Direção Geral das Artes.
A Máquina em Ílhavo
Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
chegou a Ílhavo. Mais uma vez, este ciclo programático instala-se e começa a trabalhar o ódio, as suas nuances, o que podemos todos fazer em relação a ele.
Estamos na Gafanha da Nazaré até dia 28 de Abril e até lá fazemos a Oficina que cerca o ódio, acompanhamos a Alexandra Saldanha e a Ana Markl na sua criação “Para que Serve esta Mánica?”, criamos a Performance de comunidade com toda a gente que se queira juntar, acompanhámos a Maria Vlachou na conversa acerca do tema.
O 23 Milhas, parceiro que nos convida a pensar o território, as pessoas e a forma como lidamos uns com os outros, acompanha todo este caminho comemorando connosco os 50 anos do 25 de Abril com a frescura e a criatividade que caracteriza este projecto.
Toda a informação aqui:
https://www.23milhas.pt/evento/esta-maquina-cerca-o-odio-e-forca-o-a-render-se/
.
A Máquina chegou a Ovar!
Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se chegou a Ovar.
Apareçam!
A Máquina passou em Sever do Vouga
passou por Sever do Vouga. Deixou imagens, sons, palavras, reflexões memórias, deixou pensamento.
Fotos de João Roldão
Esta Máquina Chegou a Sever do Vouga
Muito felizes por estarmos finalmente a levar a cabo este projecto, chegamos este mês a Sever do Vouga. A Máquina vai ter oficinas em escolas, uma oficina para famílias, uma residência artística e um espectáculo de comunidade. Podem seguir tudo aqui ou através das redes sociais do CAE-SV e da ondamarela.
25 de Fevereiro
Esta Oficina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
Escolas (EPA)
26 de Fevereiro
10h30
Esta Oficina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
Famílias
M/6
Nº máximo de participantes: 15 participantes
Esta Performance Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
Espectáculo de Comunidade
21h30
27 de Fevereiro
16h00
Este Par Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
Residência Artística c/ Maria Inês Santos e Carlos Lobo
17h00
Esta Conversa Cerca o Ódio e Força-o a Render-se
Debate com moderação de Maria Vlachou