ondamarela

23 Milhas

Projeto desenvolvido para todas as edições do Festival Radio Faneca, em Ílhavo, desde 2014, a Bida Airada é formada por todos que desejam participar e desenvolve material musical específico para este território. Baseia-se todos os anos em temas diferentes, mas específicos, de Ílhavo (pesca, bacalhau, Vista Alegre, barra do farol) e todo o material apresentado é criado com os participantes. Actualmente a ondamarela desenvolve várias atividades em torno do projeto, em articulação com a mediação do 23 Milhas.

Canção da Minha Bida – Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo

Sábado passado também estivemos na sede da Banda de Ílhavo, para uma Canção da Minha Bida, o projecto que cria de raíz uma canção, em cada sessão.

Foi tão bom, obrigado a todos!

Bida Airada – Máquina dos Problemas

Na sequência da evolução do projecto Bida Airada, em Ílhavo, este ano criámos uma “Máquina dos Problemas”. Com a ajuda do colectivo Friendly Fire e da sua sonda LQFUB, dinamizámos, no sábado passado, uma sessão de levantamento, recolha, selecção e categorização de problemas com o colectivo Quinto Palco, de Ílhavo. Foi uma sessão densa mas divertida e poética. E contribuímos para a criação de um portefólio de assuntos a abordar nas próximas manifestações da Bida Airada.
Obrigado a todos!

 

 

Formação no MILHA

No MILHA – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, coordenámos uma Formação em forma de Oficina de Criação. Ali partilhámos estratégias e exercícios de criação colaborativa, ouvimos muita música e criamos nova, todos juntos. Foi muito inspirador.
Obrigado ao Serginho pelo talento de sempre. E ao Peixe, com quem começámos esta aventura.

Não sabemos se já sabiam, mas é possível criar canções lançando notas que se unem para falar de roxo, calvície, roupa de…

Publicado por 23 Milhas – Ílhavo em Sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Canção da Minha Bida – CODA

Este ano, uma das actividades regulares da Bida Airada é a “Canção da Minha Bida”. A proposta é estarmos com um grupo durante uma sessão apenas e, a partir da folha branca, criarmos uma canção.
Hoje estivemos com um grupo muito divertido de pais, alunos e professores da escola de música CODA, na Gafanha da Nazaré. E fizémos uma canção incrível, que ficará no portefólio a abordar nas próximas manifestações da Bida Airada.
Foi muito fixe, obrigado a todos.

Bida Airada 2019 – Instrumental

ler mais

No Festival Rádio Faneca deste ano, a Bida Airada apresentou-se três vezes, resultado das três residências artísticas desenvolvidas.

No domingo, foi a vez dos instrumentistas, coordenados por António Serginho, fazerem a sua apresentação, na Drogaria dos Vizinhos. Foi um êxito!

Bida Airada 2019 – Voz

ler mais

No Festival Rádio Faneca deste ano, a Bida Airada apresentou-se três vezes, resultado das três residências artísticas desenvolvidas.

No Sábado, o grupo coordenado por Rita Campos Costa e José Figueiredo apresentou o trabalho realizado na oficina de voz. Um percurso musical, sensorial e muito divertido, que envolveu todo o público de uma forma muito especial.

Os sorrisos dizem tudo!

Bida Airada 2019 – Estranhofones

ler mais

No Festival Rádio Faneca deste ano, a Bida Airada apresentou-se três vezes, resultado das três residências artísticas desenvolvidas.

Na sexta-feira, o grupo que concebeu, desenhou e executou os Estranhofones, coordenado por César Estrela e Samuel Coelho, revelou o seu trabalho, numa pequena performance espantosa.

Depois, todo público foi convidado a experimentar os sons dos estranhofones criados.

Festa Fórum – Bida Airada

No passado dia 2 de Março, a família Bida Airada juntou-se, para reflectir o passado, discutir o presente, pensar o futuro. Foi uma sessão muito interessante e intensa, com os participantes, os artistas, o 23 Milhas e merenda, e bolo.
Obrigado a todos os que vieram à Casa de Cultura de Ílhavo, a Bida Airada é linda!

Orquestra da Bida Airada – resumo

Este é o resumo das 5 edições da Orquestra da Bida Airada, no Festival Rádio Faneca.

Boas Memórias!

Os Maiores Êxitos

ler mais

 

Os Maiores Êxitos da Orquestra da Bida Airada foram apresentados ontem, no Festival Rádio Faneca​. Com a preparação deste concerto veio também a gravação e edição de um disco e um livro, algo que é, para nós, um marco muito importante.

Com edição do 23 Milhas, a ondamarela coordenou e dirigiu as gravações e o concerto, assim como os vários textos do ensaio “Pensar a Orquestra”, incluído no livro. Foi uma oportunidade única de fixar, de reflectir, de repensar, fazendo aquilo em que acreditamos.

 

mais publicações