ondamarela

Pensamento

A ondamarela valoriza e exercita o pensamento acerca do seu trabalho, da sua visão cultural e das áreas em que os seus projectos se movem. Promove e participa em momentos de reflexão e debate acerca de Arte, Cultura, Território, Educação ou Comunidade.

Beta Circus

 

Este ano, a ondamarela tem dado formação em geografias muito diferentes: Oeiras, Torres Vedras, Covilhã, Porto, Nicosia, Tenerife… No início deste mês, em Ílhavo, integrados no Beta Circus, trabalhámos com agentes culturais e artistas da Sérvia, Itália, Áustria, Irlanda, Letónia, Espanha e Portugal. Como sempre, m uito interessante a partilha de processos, modos de fazer e de pensar, experiências e dúvidas foi enriquecedora!

Formação em Mirandela

A Ana tem estado em acções de capacitação de profissionais da nossa área, um pouco por todo o lado.
Mais uma vez, fará parte do incrível corpo de formadores do programa Nexos do Teatro Nacional D. Maria II, no próximo ano, em Mirandela.
Mais informações, aqui:

ondamarela na Fira Tárrega

A ondamarela marcou presença na Fira Tárrega com o Outdoor Arts Portugal.
Um privilégio!

Pessoas, Lugares, Arte

 

A ondamarela celebra esta semana 8 anos de existência.
8 anos de suor, abraços, sorrisos e choros, muito trabalho e muito
amor.

Obrigado

Cenários Presentes

Este fim de semana estaremos no Cenário Presentes, do Teatro Nacional D. Maria II, a conversar acerca de coisas importantes com pessoas de quem gostamos.
Venham a Torres Vedras!

Workshop Música Colaborativa

A ondamarela está em Nicosia, Chipre, a convite do EDGE NETWORK e do Festival Tremor, para um workshop de criação participativa. Vai ser bonito, partilhar as nossas ferramentas com músicos cipriotas e com experiências e bagagens tão diferentes!

 

Venha 2023!

2022 foi um ano intenso. Muito intenso.
Criámos ESTA MÁQUINA CERCA O ÓDIO E FORÇA-O A RENDER-SE e fizemos acontecer em Sever do Vouga e Ovar.

Voltámos à ilha de S. Miguel e ao já (nosso) TREMOR para trabalharmos com a ASISM e com o Coral de S. José num processo muito bonito e íntimo.
Com a família OOF criámos o MEIO CAMINHO, para o Município de Guimarães. Também em Guimarães, fizemos a PAISAGEM INVISÍVEL, para o programa 7Bairros Culturais.

No Município de Famalicão estivemos com o Tim Steiner no atelier de criação colaborativa, concebemos a performance de comunidade para a QUEIMA DO GALHEIRO e desenvolvemos a performance TUDO MUDA, criada com as comunidades de Avidos, Seide S. Paio, Seide S. Miguel, Lagoa, Landim. Voltámos meses mais tarde para o RESTO É RUÍDO, apresentado em Novembro. Tudo processos lindos e intensos; Famalicão é cada vez mais um território de experiências de comunidade muito bonitas.

Voltámos a S. Miguel para preparar a participação do SOM SIM ZERO no Rock in Rio, a convite da Fundação Galp. De novo com a ASISM e com a Escola de Música de Rabo Peixe, foi tudo tão bonito, que nem há muitas palavras.

Para a CIM – Viseu Dão Lafões criámos o SETE E SETE, dirigido pelo Tim Steiner, com comunidades dos 14 municípios da região.
Estivemos com a Opium na Sala Estúdio Perpétuo a fazer as oficinas CANÇÕES DO BAIRRO e formamos monitores para o MUSEUZER0, criando uma nova oficina e testando-a em escolas do Algarve. Um projecto épico foi o FOLIA, com os Galandum Galundaina, para os Municípios de Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro. Tanta gente envolvida, tanto trabalho bonito, tantos abraços bons, tanta música.

Para o Município de Braga trabalhámos com a Need Cooperativa, com o Grupo de Teatro Planalto e com a Banda Musical de Cabreiros no desenho e apresentação do ESFERA – Desistimos ou Continuamos, no Mosteiro de Tibães. Ainda em Braga, para o Circuito, criámos com o Pedro Lima o Acusticidade, em S. Paio de Merelim.

A Ana​, o Ricardo​ e a Sara​ agradecem a todos os artistas, a todas as instituições, a todas as comunidades que fazem a a ondamarela connosco.

MUITO OBRIGADO.

Venha 2023!

 

Enterra em terra

Ao longo de 2021, com o apoio do programa Impacta do Município de Guimarães, o Ricardo compôs e gravou um tema acerca da memória da guerra colonial ou do pouco que ainda se fala disso. Lançou-se então um site com os detalhes da canção. Em dezembro, num pequeno evento no CAAA de Guimarães, apresentou-se o tema ao vivo, a solo, e foi lançado de seguida um videoclip de Vasco Mendes. Tudo isto com o apoio da ondamarela, do município de Guimarães e do CAAA. Com a ajuda essencial do Manuel dos Reis, do Ricardo Vaz Trindade, do Cláudio Rodrigues e da oof, do Pedro Morgado e do Vasco Mendes.

Pode ser visto e ouvido no site, no Youtube, no Spotify, no Soundcloud, no Bandcamp. no Deezer, Apple Music e outras plataformas.

E aqui:

 

Obrigado a todos!

Artigo da ondamarela

A ondamarela integra o grupo de pessoas e entidades que contribuem com artigos para o primeiro número da revista Guimarães C Visível.
Com o título “Sentimento de Nós”, o artigo aborda a mediação cultural e a nossa perspectiva acerca deste trabalho e acompanha fotos lindas dos nossos Pedro Sardinha, Sara Fernandes e Paulo Pimenta.

Pensar a cidade

Na sequência do trabalho no âmbito do Descouroçar, para o Bairro C, estivemos na 2ª sessão do Ciclo de Conversas, submetido ao tema “Couros: um rio, um território e uma comunidade” a 15 maio, logo a seguir ao nosso concerto no Instituto de Design. Uma honra poder partilhar conversa e pensamento com Carlos Ribeiro e Ricardo Rodrigues (moderador).

mais publicações