ondamarela

Portas do Tempo

Este é um programa da CIM Alto Minho, numa organização conjunta das Comédias do Minho e do Teatro do Noroeste – CDV e numa co‑programação entre estas estruturas e os coletivos Talkie–Walkie e ondamarela.
Em cada município, uma porta de entrada: Do Megalitismo e Arte Rupestre, em Caminha; Dos Castros, em Monção; Do Romano, em Ponte de Lima; Do Românico, em Ponte da Barca; Dos Castelos e Fortalezas, em Valença; Dos Mosteiros, em Melgaço; Dos Descobrimentos, em Viana do Castelo; Do Barroco, em Arcos de Valdevez; Da Arquitetura Tradicional, em Paredes de Coura; Da Contemporaneidade e Futuro, em Vila Nova de Cerveira.
Propõe‑se um programa de Visitas Performativas, em estreita relação com os temas das diferentes Portas do Tempo. Estas Visitas Performativas juntam artistas e cientistas, desde a concepção à materialização. Movem‑nos as palavras de José Mattoso: «as linguagens poéticas e científicas são interpretações diversas da mesma partitura».
No caso, o património do Alto Minho serve-nos de ponto de partida para uma viagem temporal e de desenvolvimento cultural e turístico.

Portas do Tempo – Vila Nova de Cerveira

A última edição das visitas performativas do Portas do Tempo, em Vila Nova de Cerveira, foi uma despedida em beleza. Este foi um projecto em que aprendemos, em que experimentámos, em que nos divertimos bastante.
Obrigado às Comédias do Minho e ao Teatro do Noroeste, à Talkie Walkie e ao Raul Pereira e a todos os artistas e participantes. Foi uma bela jornada!

Portas do Tempo – Paredes de Coura

PORTAS DO TEMPO X PAREDES DE COURA X DA ARQUITETURA TRADICIONAL

Antes de nos dirigirmos para a última Porta do Tempo, que se abre a 9 de Fevereiro em Vila Nova de Cerveira, recordamos de coração cheio a nossa visita-performativa em Paredes de Coura com Álvaro Domingues e Manuel Tur, muito bem acompanhados pelo Mais Teatro Amador Courense e as dançadeiras do Rancho de Vascões, com cenário da Madalena Martins.

Publicado por Portas do Tempo em Quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Que bonito ficou o vídeo do Portas do Tempo em Paredes de Coura, com a visita performativa de Álvaro Domingues e Manuel Tur, na incrível paisagem protegida de Corno do Bico.
Muito obrigado ao Mais Teatro Amador Courense e às dançadeiras do Rancho de Vascões pela participação. E muito obrigado à Madalena Martins pela cedência dos seus magníficos trabalhos.

Viana do Castelo

Desta vez as Portas do Tempo foram em Viana do Castelo.

Obrigado Álvaro Domingues e Manuel Tur

Obrigado a todos quantos participaram.

 

O vídeo, captado por João Sá e editado por Vasco Mendes, pode ser visto aqui:

https://www.facebook.com/Portasdotempo/videos/290549764993281/

Portas do Tempo – Melgaço

Portas do Tempo x Melgaço x 20 Out

Já há imagens em movimento da nossa última visita! Estivemos em Melgaço e viajámos aos tempos dos Mosteiros. Obrigado a todos os participantes e a todos os presentes.Vídeo: Vasco MendesCom: CIM Alto Minho, Centro Cultural do Alto Minho, Comédias do Minho, Teatro do Noroeste – CDV, ondamarela, talkie-walkie, Raul Pereira, Álvaro Campeloe claro PHOLE

Publicado por Portas do Tempo em Sexta-feira, 26 de outubro de 2018

 

Em Melgaço, o Portas do Tempo foi assim, com João Gigante, o seu PHOLE e a comunidade local. Foi tão bonito!

Portas do Tempo – Valença

Portas do Tempo x Valença x 22 Set 2018

No próximo sábado estamos em Melgaço! Às 11h com uma conferência na Casa da Cultura e às 15h com uma visita-perfomativa ao Mosteiro de Fiães.Recordamos no vídeo a última Porta do Tempo, em Valença.Vídeo: Vasco MendesCom: CIM Alto Minho, Centro Cultural do Alto Minho, Raul Pereira, Álvaro Campelo, Comédias do Minho, Teatro do Noroeste – CDV, ondamarela, talkie-walkie.

Publicado por Portas do Tempo em Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

A visita performativa do programa Portas do Tempo, da CIM do Alto Minho, foi assim, em Valença. Com coordenação artística de Joana Araújo e Ricardo Baptista, foi um trabalho desenvolvido com o magnífico Coral Polifónico S. Teotónio.
Obrigado Talkie Walkie, Comédias do Minho e Teatro do Noroeste.

Muito obrigado à CM de Valença.

Portas do Tempo – Ponte de Lima

Portas do Tempo x Ponte de Lima x 5 Maio 2018

Sábado, 20 de Outubro, estamos em Melgaço para viajar até ao tempo dos Mosteiros. Às 11h na Casa da Cultura, com uma conferência, e às 15h no Mosteiro de Fiães, com uma visita-performativa.No vídeo lembramos a viagem até ao período Romano que fizemos em Ponte de Lima no dia 5 de Maio.Vídeo: João de Sá e Vasco Mendes Com: CIM Alto Minho, Centro Cultural do Alto Minho, Raul Pereira, Álvaro Campelo, Comédias do Minho, Teatro do Noroeste – CDV, ondamarela, talkie-walkie.

Publicado por Portas do Tempo em Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

A visita performativa de Ponte de Lima, dedicada ao românico, foi em Maio. A performance de comunidade, com grupos de teatro da cidade, foi coordenada pela Manuela Ferreira.

Obrigado a todos!

Portas do Tempo – Ponte da Barca

Portas do Tempo x Ponte da Barca x 16 Jun 2018

Em Ponte da Barca foi assim. :)Vídeo: Margarida Sá Coutinho e Vasco MendesCom: CIM Alto Minho, Centro Cultural do Alto Minho, Raul Pereira, Álvaro Campelo, Teatro do Noroeste – CDV, Comédias do Minho, ondamarela, talkie-walkie.

Publicado por Portas do Tempo em Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

E em Ponte da Barca, a visita performativa das Portas do Tempo foi orientada por Alexandre Alves Costa com uma acção da dupla de artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves e a comunidade local.

Portas do Tempo – Monção

Resumo Portas do Tempo x Monção x 7 Abril 2018

Vídeo: Vasco MendesCom: CIM Alto Minho, Centro Cultural do Alto Minho, Raul Pereira, Álvaro Campelo ondamarela, talkie-walkie, Comédias do Minho, Teatro do Noroeste – CDV.

Publicado por Portas do Tempo em Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

A ondamarela está a programar, com a Talkie Walkie, as visitas performativas do programa Portas do Tempo, da CIM do Alto Minho, para as Comédias do Minho e o Teatro do Noroeste.
Esta foi a primeira visita, em Monção.
Obrigado Samuel Coelho e Rebecca Moradalizadeh, pelo vosso incrível trabalho.

mais publicações